sábado, 13 de março de 2010

boi, boi, boi...

há um tempo atrás li uma matéria que dizia que, em estudos recentes, ficou comprovado que não se pode recuperar o sono que foi perdido. isso não quer dizer que se você virou a noite numa balada, vai sentir sono pra sempre. significa que, se você tem problemas pra dormir, como eu, se você dorme pouco, vira noites, trabalha até muito tarde e acorda cedo pra trabalhar mais no dia seguinte, aquela falta de atenção que vem no dia mal dormido é uma coisa que não vai se recuperar totalmente com as horas compensadas de sono duas ou três noites depois. que a falta de atenção e todos os sintomas da falta de horas dormidas podem lentamente se instaurar em você.

eu estou numa fase da vida em que acho que sofro de um TDAH não diagnosticado, porque é muita falta de atenção, já virou piada. se alguém fala comigo por muito tempo, em algum momento eu simplesmente desligo, paro de ouvir, de uma forma até mal-educada. não é por mal, e não consigo evitar. eu só não consigo prestar mais atenção nas coisas por muito tempo, meu attention spam se reduziu significativamente nos últimos anos. e, se a ciência diz que isso pode ser resultado dos meus péssimos hábitos de sono, eu tenho certeza de que só vou piorar, porque eu sou assim desde muito nova, eu não consigo ter uma rotina de sono desde que me entendo por gente. sempre fiquei acordada até muito tarde, sempre acordei tarde quando não era dia de escola e sempre virei noites e noites seguidas, acho que por ser muito ansiosa, não sei. aí veio a idéia do TDAH, que agora já não sei se é um diagnóstico tão bom quanto pareceu quando me achei genial por pensar nele.

tudo isso pra dizer que essa semana foi super corrida, com frilas e noites muito mal dormidas, duas noites viradas e até o corpo respondeu mal, vomitei, fiquei doente, hoje uma dorzinha de garganta que pressinto que vai durar mais uns dias. então se eu parar de prestar atenção no que você diz,

2 comentários:

  1. Socorro!
    Sempre fui notívaga, sempre dormi mal e virei noites em claro.
    E sempre achei que sofria de déficit de atenção.
    Ou seja... toca aqui! o/
    fernanda mirtes

    ResponderExcluir