sexta-feira, 5 de março de 2010

dos percalços

eu fiz a comparação e recebi gargalhadas em resposta: casar no civil é como fazer uma assinatura de tv a cabo. mas, juro, é uma comparação justa.


me acompanhe: você decide que precisa de mais canais pra viver. liga pro 0800 e diz, "oi, quero fazer uma assinatura". imediatamente, a pessoa te transfere pro setor certo, quando não é ela mesma que resolve tudo. eles anotam seus dados, oferecem os planos, você escolhe a forma de pagamento e em dois, três dias já tem 500 canais à sua disposição. 

então, um belo dia, decide que não precisa mais de tantos canais... preciso dar detalhes? é sempre um inferno. você é passado pra 30 setores diferentes, eles insistem que você dê um motivo pra querer cancelar, barganham até o último minuto,  a ligação cai, você deixa pra ligar no dia seguinte, aí passa pelo inferno todo de novo... dá vontade de continuar com a assinatura só pra não ter que passar por aquilo tudo. até que vira uma questão de honra, você descabelado, suando, telefone na mão, xingando a mãe do atendente, ameaçando processar aquela merda se não tirarem os canais da sua TV i-me-dia-ta-men...

pois casar não é muito diferente. talvez seja, apenas, um pouco mais caro (dependendo do número de canais, fica elas por elas). você decide casar, é tudo lindo. leva umas copiazinhas de RG e CPF, escolhe o tipo de comunhão de bens, paga uma taxa, vai no fórum e assina tudo, o juiz faz até um discursinho, spiritual but not religious. pronto, casados. sejam felizes, comprem móveis, financiem apartamentos, criem dívidas juntos, tenham filhos. e rezem, mesmo os ateus, rezem para nunca precisar desfazer a sagrada sociedade conjugal.

se você ficou casado por mais de um ano, não teve filhos, não adquiriu bens comuns e se estão ambos de acordo com a separação, é menos pior. você precisa, claro, ir ao mesmo cartório em que casou. e se você não mora mais naquela cidade, precisa de uma procuração de um cartório local de onde você mora. dinheiro. você vai precisar, então, de uma certidão de casamento atualizada - sim, atualizada! -, que nada mais é que o mesmo papel que te deram quando você casou, e que você guarda, porque, duhr, é um documento, mas ele não serve, precisa desse outro que é o mesmo, mas com a data de hoje e selinhos novos. e, é claro, isso custa dinheiro.

aí você precisa de certidões de X (não me lembro o nome), que são um "nada consta", que eu até agora não entendi o que podia constar. mas você paga, um pra cada, e ele diz que você não tem pendências... (na vida? tenho tantas, e o papel veio tão fácil...) esse belo papel, que, imagino, envolva uma pesquisa de alguns (dois) minutos, leva três dias pra ficar pronto. e custa mais dinheiro, claro.

você pega os inúteis papéis e leva no outro cartório, outro ofício. você precisa de um advogado, que vai servir de assessor e testemunha. (pode ser um advogado só pros dois.) ele vai escrever uma petição declarando o óbvio (separação consensual, sem bens, sem filhos, ambos de acordo blablabla) e levar com ele. o cara do cartório vai pegar esses documentos, anexar os seus documentos (e os do cônjuge) autenticados (mais dinheiro) e preparar um outro documento (bem mais dinheiro).

aí ele lê o documento com vocês e confirma dados, números de documentos, pergunta todas as coisas óbvias novamente ("têm filhos menores de 18 anos?", hellooo, olha esse corpinho aqui!, "estão ambos de acordo, certo?", "vocês não têm nenhum bem comum?" etc. - pensa na tv a cabo aqui), conta quanto vai custar a coisa toda no final (naquele cartório) e ok, ele imprime, você assina, o cônjuge assina, o advogado assina.

aí mais um dia pro cartório tornar público o tal documento. Isso é de graça, viva! 

e então falta averbar. que nada mais é que registrar o documento assinado no cartório, aquele primeiro, o que emitiu a certidão com data de semana passada (sim, você passou uma semana resolvendo isso). isso leva mais uma semana. e, finalmente, você pode pagar mais uma taxa e pegar as certidões da separação - sim, porque o divórcio é bem mais complicado. só daqui a dois anos.

o que aprendemos com isso? que casar no civil é um erro. a não ser, é claro que você seja muito rico e precise da justiça pra dividir os dinheiros. ou seja, casar é pros muito ricos. pra nós, mortais sem bens e sem filhos, é só uma dor de cabeça - e no bolso - a mais.

eu não caso de novo nessa vida, mas estou considerando assinar um pacote de tv a cabo. não se pode aprender com tudo.

Um comentário:

  1. Brilhante! Tenho certeza que você andou me seguindo pois descreveu com precisão minha separação (o divórcio ainda não consegui)...

    ResponderExcluir